II Foucault e Discurso no Brasil


Apresentação

O Grupo de Estudos de Análise do Discurso – Araraquara (GEADA) criado em 1997 no âmbito do PPG em Linguística e Língua Portuguesa da FCL-UNESP-Ar, caracteriza-se pela regularidade e proficuidade de sua produção, dentre as quais destacam-se publicações e ministramento de minicursos, conferências e palestras. Nessas duas décadas de produção do GEADA, foram concluídas mais de 70 dissertações e teses de pesquisadores que, atualmente, são professores de IES em diferentes regiões do Brasil, criaram e consolidaram grupos de pesquisas que nasceram a partir do núcleo de Araraquara. Por isso, o principal objetivo do Encontro proposto é propiciar discussões e reflexões sobre temática pertinente para os desenvolvimentos atuais dos grupos de pesquisa filiados ao GEADA, congregando na FCL-Ar coordenadores de várias regiões brasileiras.
Quanto à temática – Discursos lisos como pedra: a insurreição de saberes dominados – é oportuna nesses tempos em que os discursos criam e reafirmam uma crise generalizada pois permite pensar articulações entre discurso e corpo, poder, saber e constituição de subjetividades no contexto contemporâneo. A temática foi composta a partir de trechos de 2 textos de Michel Foucault - A vida dos homens infames e Genealogia e poder:

“Quis, em suma, reunir alguns rudimentos para uma lenda dos homens obscuros, a partir dos discursos que, na desgraça ou na raiva, eles trocam com o poder, isto é, a mistura de obstinação sombria e de perfídia dessas vidas das quais se sentem, sob as palavras lisas como a pedra, a derrota e o afinco.
[Esse meu trabalho, genealogicamente dirigido, tem como base o fato de que, a partir da década de 1960], podemos notar dois fenômenos que, se não foram realmente importantes, foram ao menos bastante interessantes. Por um lado, ele se caracterizou pelo que se poderia chamar de eficácia das ofensivas dispersas e descontinuas. O caráter essencialmente local da crítica indica na realidade algo que seria uma  espécie de produção teórica autônoma, não centralizada, isto é, que não tem necessidade, para estabelecer sua validade, da concordância de um sistema comum. [Isso nos leva] à segunda característica do que acontece há algum tempo: esta crítica local se efetuou através do que se poderia chamar de retorno de saber. Parece−me que sob esta temática, através dela ou nela mesma, o que se produziu é o que se poderia chamar insurreição dos saberes dominados. Por saber dominado, entendo duas coisas: por um lado, os conteúdos históricos que foram sepultados, mascarados em coerências funcionais ou em sistematizações formais. Portanto, os saberes dominados são estes blocos de saber histórico que estavam presentes e mascarados no interior dos conjuntos funcionais e sistemáticos e que a crítica pode fazer reaparecer, evidentemente através do instrumento da erudição.

Em segundo lugar, por saber dominado se deve entender uma série de saberes que tinham sido desqualificados como não competentes ou insuficientemente elaborados: saberes ingênuos, hierarquicamente inferiores, saberes abaixo do nível requerido de conhecimento ou de cientificidade. Parece−me que, de fato, foi este acoplamento entre o saber sem vida da erudição e o saber desqualificado pela hierarquia dos conhecimentos e das ciências que deu à crítica destes últimos anos sua força essencial.

[Tendo isso em conta] delineou−se, em minhas pesquisas, o que se poderia chamar uma genealogia, ou melhor, pesquisas genealógicas múltiplas, ao mesmo tempo redescoberta exata das lutas e memória bruta dos combates. Trata−se da insurreição dos saberes não tanto contra os conteúdos, os métodos e os conceitos de uma ciência, mas de uma insurreição dos saberes antes de tudo contra os efeitos de poder centralizadores que estão ligados à instituição e ao funcionamento de um discurso científico organizado no interior de uma sociedade como a nossa.” Assim, o evento propõe discussão e aprofundamento de temática importante para a linha de pesquisa do nosso PPG (Estrutura, Organização e Funcionamento Discursivos) com apresentação de resultados de pesquisa do Grupo de Estudos de Análise do Discurso de Araraquara (GEADA) em debate com pesquisadores de outras instituições brasileiras. A temática do evento envolve a reflexão sobre os objetos de estudos do grupo - que articulam questões relacionadas a saberes dominados como os das sociedades indígenas, das mulheres no cotidiano, de quilombolas, de usuários de gêneros digitais etc. - a partir de ferramentas teórico-metodológicas desenvolvidas por Michel Foucault para a análise de discursos. Inserido nessas problemáticas, o evento será organizado em torno de três grandes eixos temáticos: a) A insurreição de saberes dominados; b) Corpo, dispositivos, subjetividades; c) Discurso, verdades, subjetividades. Conforme programação apresentada a seguir, durante o evento proposto para o período de 11 a 14 de julho próximo, serão desenvolvidas mesas-redondas e apresentação de resultados de pesquisas em Forum. Além dessas atividades, serão realizadas 07 Exames Gerais de Qualificação de mestrandos e doutorandos, meus orientandos do PPG em Linguística e Língua Portuguesa.


Araraquara, 18 de maio de 2017


Profa. Dra. Maria do Rosario F.V. Gregolin

Coordenadora do evento



Programação

Dia 11 de julho (terça-feira)
09:00 h – 10:00 h – ABERTURA 
- Local: Anfiteatro. C

10:00 às 12:00 h – Mesa-redonda: A insurreição de saberes dominados. Profa. Dra. Ivânia Neves (UFPA, Belém, PA); Profa. Dra. Luzmara Curcino Ferreira (UFSCAR, São Carlos, SP); Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (UNESP-Ar). Coordenação: Doutorando Maurício Neves Corrêa.
Local: Anfiteatro. C

13:30 h às 18:00 h – Fórum de Pesquisas
Local: Anfiteatro. E

13:30 h às 15:30 h – QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO ( Yuri De Araujo Mello). Banca: Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (orientadora); Prof. Dr. Renan Belmonte Mazzola (UNICOR, TRÊS CORAÇÕES, MG); Luzmara Curcino Ferreira (UFSCAR, São Carlos, SP).
Local: Anfiteatro. C

16:00 h às 18:00 h – QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO (Thiago Silva). Banca:  Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (orientadora); Profa. Dra. Ivânia Neves (UFPA, Belém, PA); Prof. Dr. Carlos Piovezani (UFSCAR, São Carlos, SP)
Local: Anfiteatro. C

Dia 12 de julho (quarta-feira)
09:00h às 11:00 h – Mesa-redonda: Corpo, dispositivos, subjetividades. Profa. Dra. Denise Witzel (UNICENTRO, Guarapuava, PR);Profa. Dra.Maria Regina Baracuhy Leite (UFPB, João Pessoa, PB);Profa. Dra. Vanice de Oliveira Sargentini  (UFSCAR, São Carlos, SP). Coordenação: Doutoranda Juliane Gonzaga
- Local: Anfiteatro. C


13:30 h às 18:00 h – Fórum de Pesquisas
Local: Anfiteatro. E

13:30 h às 15:30 h – QUALIFICAÇÃO DE  DOUTORADO (Juliane Gonzaga). Banca: Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (orientadora); Profa. Dra. Vanice Sargentini (UFSCAR, São Carlos, SP) e Profa. Dra. Denise Witzel (UNICENTRO, Guarapuava, PR)
Local: Anfiteatro. C

16:00 h às 18:00 h – QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (Rafael Marcurio da Col) Banca: Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (orientadora); Profa. Dra. Maria Regina Baracuhy Leite (UFPB, João Pessoa, PB); Prof. Dr. Renan Belmonte Mazzola (UNICOR, TRÊS CORAÇÕES, MG)
Local: Anfiteatro. C

Dia 13 de julho (quinta-feira)
08:00 h às 10:00 h – QUALIFICAÇÃO DOUTORADO (Maurício Neves Corrêa). Banca: Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (orientadora); Profa. Dra. Vanice Sargentini (UFSCAR, São Carlos, SP); Prof. Dr. Pedro Navarro (UEM, Maringá, PR).
Local: Anfiteatro. C 

10:15 h às 12:15 h – Mesa-redonda: Discurso, verdade, subjetividade. Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes (UFU, Uberlândia, MG);  Prof. Dr. Renan Belmonte Mazzola (UNICOR, TRÊS CORAÇÕES, MG); Prof. Dr Pedro Navarro (UEM, Maringá, PR).  Coordenação: Doutorando Thiago Silva
Local: Anfiteatro. C

14:00 h às 18:00 hFórum de pesquisas
Local: Anfiteatro. E

16:30h às 18:30 h – QUALIFICAÇÃO DOUTORADO (Glaucia Vaz). Banca: Profa. Dra. Maria do Rosario Gregolin (orientadora); Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes (UFU, Uberlandia, MG); Profa. Dra. Ivânia Neves (UFPA, Belém, PA)
Local: Anfiteatro. C

Fórum de pesquisas

Cada apresentador tem 10 minutos para apresentação dos pontos principais de sua pesquisa e o debatedor terá 20 minutos para sua apreciação e sugestões.

Dia 12 de junho (quarta-feira)
13:30 às 15:30 h 
Local : anfiteatro E
- Claudemir Sousa (orientadora: Maria do Rosário Gregolin GEADA, UNESP-Araraquara) - Uma arqueogenealogia de quilombo: o sujeito quilombola nos domínios da historiografia e de um saber dominado (debatedora: Profa. Dra. Ivania Neves)

- Andressa Capistrano Saraiva (orientador: Antônio Carlos do Nascimento Osório GEIARF/ UFMS) - Para que(m) serve as prisões: discursos acerca da liberdade entre sujeitos reincidentes de instituições penais. (Debatedor: Prof. Dr. Carlos Piovezani)

- Danielle Gonzaga de Brito (orientador: Leonard Christy Souza Costa, UFAM) - A violência da não violência. (Debatedora: Profa. Dra Luzmara Curcino Ferreira)

Pâmela da Silva Rosin (orientadora: Luzmara Curcino Ferreira, LIRE/UFSCar) - Apontamentos iniciais acerca da composição de cadernos de lugar-comum no Brasil: do método de ensino jesuítico ratio studiorum aos cadernos de notas de intelectuais brasileiros. (Debatedor: Prof. Dr. Denise Gabriel Witzel)

Dia 13 de junho (quinta-feira)
13:30 às 16:00h
Local : anfiteatro E

- Priscila de Souza (orientadora: Denise Gabriel Witzel, LEDUNI/UNICENTRO) - As mulheres e os corpos subjugados pelos efeitos do biopoder: discurso, arquivo e mídia digital. (Debatedora: Profa. Dra. Maria Regina Baracuhy Leite)

- Isidora Popović (Orientadora Denise Gabriel Witzel, LEDUNI-UNICENTRO) - O fenômeno das virgens juramentadas na análise do discurso: tradição e atualidade. (Debatedora: Profa. Dra. Vanice Sargentini)

- Bianca Araújo Ribeiro Lemes (orientadora: Vanice Sargentini, LABOR, UFSCAR) - A mulher política no discurso midiático: o caso Maria do Rosário e Jair Bolsonaro na imprensa brasileira. (Debatedor: Prof. Dr. Pedro Navarro)

- Suellen Fernanda de Quadros (orientadora: Denise Gabriel Witzel, LEDUNI/UNICENTRO) - Discurso e memória na produção do sujeito Helen Adams Keller (Debatedor: Prof. Dr. Antonio Fernandes Jr.)

- Felipe Soares (orientadora: Denise Gabriel Witzel, LEDUNI/UNICENTRO) - eu, Yayoi Kusama, que retratei minha obsessão, minha despersonalização e minhas fobias como tema: por uma análise do discurso das imagens. (Debatedor: Prof. Dr. Renan Belmonte Mazzola)

16:30 às 17:00 H 
Local : anfiteatro E
- Suellen Fernanda de Quadros (orientadora: Denise Gabriel Witzel, LEDUNI/UNICENTRO) - Discurso e memória na produção do sujeito Helen Adams Keller (Debatedor: Prof. Dr. Antonio Fernandes Jr.)


MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO:
A sua participação e inscrição são totalmente gratuitas.
(Vagas limitadas) 

Há duas modalidades de participação.

Modalidade 1: OUVINTE
A inscrição como ouvinte pode ser feita clicando aqui e até mesmo no dia do Encontro, 11 de julho de 2017, das 8h30 às 9h30.

Modalidade 2: COMUNICAÇÃO ORAL (fórum de pesquisas)
As comunicações orais dizem respeito à apresentação de pesquisa em andamento (IC, Mestrado ou Doutorado).
Para efetivação da inscrição, além de preencher o formulário de inscrição (clique aqui), o participante deve enviar o resumo expandido ou do texto completo para o e-mail foucaultdiscurso@gmail.com .

A inscrição para esta modalidade deve ser feita até o dia 01 de julho de 2017 (não haverá prorrogação).

Para a inscrição, além dos dados pessoais, você poderá optar por enviar o resumo expandido.
Toda pesquisa em andamento será discutida por Professores Doutores convidados do Encontro, que lerão seu resumo expandido antecipadamente. Você terá até 10 minutos para apresentar as questões principais de seu projeto (hipótese, objetivos, teoria, método, corpus), como também parte do sumário de sua pesquisa, colocando inquietações ou apresentando breves resultados para discussão.
Nesta modalidade, o apresentador deve optar pelo modo que mais lhe convier para exposição. 

Regras para elaboração dos textos
. resumo expandido (máximo de 4 páginas)
configurações da página (arquivo com extensão .doc ou .docx):
- margens superior, direita e inferior: 2 cm.
- margem esquerda: 3 cm.
- espaçamento entre linhas: 1,5 cm
- espaçamento entre os parágrafos: 0 pt (antes e depois).
- recuo dos parágrafos (especial: primeira linha / por: 1,25 cm)

- 1ª linha: título do trabalho (fonte times new roman, tamanho 12, negrito, caixa alta, centralizado).
- pular uma linha após o título: nome completo do autor (fonte times new roman, tamanho 12, itálico, alinhado à direita).
- na linha seguinte: nome completo do orientador (fonte times new roman, tamanho 12, itálico, alinhado à direita).
- na linha abaixo: sigla do grupo de pesquisa e da instituição (fonte times new roman, tamanho 12, alinhado à direita).
- pular uma linha após a sigla do grupo: até cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula fonte times new roman, tamanho 12, justificado).
- pular duas linhas após as palavras-chave: texto
a) título de seção (fonte times new roman, tamanho 12, negrito, justificado).
b) corpo do texto (fonte times new roman, tamanho 12, justificado).
c) citação direta com mais de três linhas (fonte times new roman, tamanho 11, recuo de 4 cm, espaçamento simples).
d) citação direta com menos de três linhas (fonte times new roman, tamanho 12, entre aspas, no corpo do texto).
e) referências bibliográficas (configurar de acordo com as normas da ABNT – link para consulta:http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm )



Coordenação Geral

Maria do Rosario F.V. Gregolin 

Comissão Organizadora- GEADA

Claudemir Sousa
(PPGLLP/CNPq)


Gabriela G. Jeronimo
(PPGLLP/CAPES)


Glaucia Vaz
(PPGLLP/CNPq)


Juliane de Araujo Gonzaga
(PPGLLP/CAPES)


Maurício Neves Corrêa
(PPGLLP/CNPq)


Rafael da Cól
(PPGLLP)


Tereza Bom-fim
(UFMA/CCSST)


Thiago Ferreira da Silva
(PPGLLP/CAPES)


Yuri Mello
(PPGLLP/CAPES)


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